"A Capela de Nossa Senhora das Neves, no lugar das Neves do Pinheiro, freguesia de Avelãs de Cima, está a ser alvo de uma intervenção, designadamente o seu altar está a ser restaurado, devido ao estado de degradação em que se encontrava.
Segundo Rosa Tomás, responsável da Comissão Zeladora da Capela, esta restauração está a ser possível de realizar, graças “a um donativo de uma benemérita que doou 25 mil euros para o seu restauro”. A senhora em causa trabalhou, durante muitos anos em Anadia, e encontra-se reformada, mas preferiu manter o anonimato.
Rosa Tomás adiantou que não é a primeira vez que a senhora faz um donativo para a Capela. “A senhora é afilhada de Nossa Senhora das Neves e gosta muito da Capela”, acrescentou.
Nesta fase, está a ser feito o restauro do altar por duas jovens licenciadas em Conservação e Restauro, Luísa Veiga e Raquel Tavares, de Aveiro.
Outra das preocupações da Comissão Zeladora da Capela prende-se com a “Capela Norte”, actual sacristia, a parte mais antiga do edifício, que se encontra bastante degradada e a precisar de restauro. Segundo alguns historiadores esta parte da Capela terá sido construída muito antes da nave principal.
As obras começaram no passado mês de Novembro e deverão estar concluídas em Maio.
A Comissão pretende também avançar com a substituição do telhado, dado que “existe a promessa da oferta das telhas. A mão-de-obra será paga pela Comissão”.
Quanto à “Capela Norte”, Rosa Tomás avançou que “necessita de uma intervenção mais exigente”. Referiu que estão a ser feitos contactos, no sentido de se obter o apoio técnico do IGESPAR, dado que vai ser difícil obter dinheiro daquele organismo público para a sua recuperação.
A Capela terá sido construída no século XVIII, tendo sido classificada pelo IGESPAR como imóvel de interesse público concelhio em 2008. "
Sem comentários:
Enviar um comentário