sábado, 18 de setembro de 2010

CONSULTA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL

Encontra-se disponível para consulta pública, até dia 14 de Outubro de 2010, o estudo de impacte ambiental, da Instalação Avícola da Maia Velha, situada em Avelãs de Cima. O resumo não técnico pode ser consultado, em suporte de papel, na Junta de Freguesia de Avelãs de Cima. Os restantes documentos da análise podem ser consultados em https://www.ccdrc.pt/

Actualmente, esta avícola possui um efectivo de 140.000 aves, pretendendo agora aumentar esse efectivo para 250.000, um acréscimo de aproximadamente o dobro.

Numa primeira análise, parece que muitas das variáveis consideradas na avaliação são difusas, dificilmente quantificáveis e subjectivas.

É lamentavel que por exemplo, o estudo da qualidade do ar, seja baseado nos dados existentes numa estação de Ilhavo...porque é que não efectuaram medições no local ?...

Como é que no estudo é possível referir por exemplo isto “Esta “Zona Industrial” localiza-se num meio rural, consideravelmente afastada de aglomerados populacionais, não existindo na sua envolvente equipamentos colectivos, tais como escolas, hospitais, edifícios públicos ou de valor patrimonial.”

Em abono da verdade, entende-se que a realidade é bem outra, aliás ainda recentemente se fecharam escolas para transferir os alunos para bem próximo do galinheiro.

Trata-se de um assunto que marcará decisivamente o futuro da população de Avelãs de Cima, o qual não deve ser indiferente a qualquer um, merecendo concerteza a sua presença na próxima assembleia de freguesia, a realizar no dia 27 de Setembro de 2010 (próxima 2ª feira), pelas 21.00 horas.

1 comentário:

  1. A Qualidade do ar já é medida nas grandes Cidades. Porque não começar a efectuar medições na Freguesia de Avelãs de Cima nos diversos sectores, Agrícola, Industrial...Porque não? Será que as pessoas tem medo de ser atacadas. Não tenho a menor dúvida...Existem cheiros que os PC aindam não divulgam , mas na Freguesia de Avelãs de Cima os Escrementos em determinadas aldeias lá que cheiram mal é verdade....porque será que ninguem se queixa????? Será que o Presidente da Junta não cheira estas coisas??Terá algum problema no nariz???

    ResponderEliminar