.
(...)
Quanto ao Agrupamento de Anadia que, no ano de 2007/08, viu encerrar as escolas de Canelas (7 alunos), Algeriz (6 alunos), Alpalhão (4 alunos) e Vale de Avim (6 alunos) e, em 2009/10, a escola da Candieira (6 alunos), deverá agora, com a abertura do primeiro pólo escolar de Anadia (em fase final de construção), ver encerradas as salas de Famalicão (11 alunos), Alféloas (31 alunos) e Póvoa do Pereiro (35 alunos). Todos estes alunos vão ocupar, juntamente com os de Anadia, o novo e moderno Centro Escolar de Anadia.
Depois, em Avelãs de Cima, as escolas da Cerca (10 alunos) e Pereiro (18 alunos), tal como as de Grada (11 alunos) e Monsarros (10 alunos) são hipóteses a encerrar, podendo os alunos ser deslocados para o Centro Escolar de Anadia ou para a EB de Vila Nova de Monsarros. Incerto é também o destino das Escolas de Boialvo (20 alunos) e de Ferreiros (17 alunos) uma vez que não existem alternativas.
Autarquia contra o encerramento. Rosa Tomás, vereadora da Educação da Câmara de Anadia diz que, apesar das negociações em curso, “a autarquia é veementemente contra qualquer encerramento que não tenha em conta uma alternativa melhor”, ou seja, uma situação que crie condições para transferir os alunos. De resto, Anadia apenas tem em construção um pólo escolar (Arcos/Anadia), estando os restantes oito previstos, apenas, no papel. A saber, os pólos de Ancas, Paredes do Bairro, Tamengos, Sangalhos, Vilarinho do Bairro, Monsarros, Moita e Avelãs de Cima.
(...)
Olá
ResponderEliminarAinda estamos em Junho e a revolta de pessoas em Gouveia que não dispôem de transporte para as crianças se deslocarem para os mega Centros Educativos...Vale a pena ler a resenha Histórica escrita no Jornal de Notícias de 13 de Junho de 2010 acerca da Educação desde a República......