Formação Técnica em Ciências Informáticas
Formações Modulares Certificadas - Unidades de Formação de Curta Duração
As formações modulares certificadas dão aos adultos a possibilidade de obter mais habilitações escolares e qualificações profissionais, com vista a uma (re) inserção ou progressão no mercado de trabalho.
O que é
As formações modulares certificadas são compostas por Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), baseadas no Catálogo Nacional de Qualificações. As mesmas são adaptadas em termos de duração a diferentes públicos e profissões, consoante as suas competências e aquelas a adquirir.
Objectivo
A Formação Modular Certificada visa complementar e aumentar a qualificação profissional do candidato, colmatando algumas lacunas de conhecimentos e competências no decurso da sua actividade profissional.
Destinatários
As formações modulares certificadas destinam-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, prioritariamente, sem a conclusão do ensino básico ou secundário.
Podem ser integrados em formações modulares certificadas formandos com menos de 18 anos, desde que, comprovadamente, inseridos no mercado de trabalho ou inseridos em centros educativos.
Acesso
A frequência de uma Formação Modular Certificada de nível básico dirige-se, prioritariamente, a adultos com níveis de habilitação escolar inferiores ao 3º ciclo do ensino básico.
A frequência de uma Formação Modular Certificada de nível secundário exige uma habilitação escolar mínima de 3º ciclo do ensino básico, mas não inibe o acesso a adultos com habilitação superior.
Duração
A duração de um curso de formação modular pode variar entre as 25 e as 600 horas, dependendo dos conhecimentos que o adulto possui e das competências informáticas que pretende adquirir.
A carga horária diária possui um mínimo de 2 horas e um máximo de 4 horas de formação diárias.
Certificação
Sempre que um adulto conclua com aproveitamento uma formação modular, é-lhe emitido um Certificado de Qualificações, que discrimina todas as unidades de formação concluídas com aproveitamento. Após a conclusão da Formação Modular, o adulto, caso pretenda uma qualificação profissional constante no Catálogo Nacional de Qualificações, deve dirigir-se a um Centro Novas Oportunidades para proceder à validação final do seu percurso de formação, com vista à obtenção do Certificado Final de Qualificações e do respectivo Diploma.
Regalias dos Formandos
Os formandos terão direito a subsídios de alimentação.
Documentos
• Contrato de formação com os formandos e a FDTI;
• Fotocópia do BI ou fotocópia do Cartão de Cidadão;
• Fotocópia do n.º de contribuinte;
• Comprovativo do NIB assinado pelo formando;
• Declaração das habilitações escolares.
Preço
Este curso é co-financiado, pelo que não tem custos para os formandos.
Sem comentários:
Enviar um comentário