Numa altura em que se aproxima o verão, a época de maior consumo de água, devemos questionarmos: será que as fontes existentes na freguesia, fornecem água própria para consumo?
A água das fontes pode conter bactérias, as quais podem originar gastroenterites mais ou menos intensas, consoante o grau de contaminação e a quantidade de água ingerida. Em geral, estas manifestam-se por febre, diarreia e vómitos.
A contaminação da água pode ocorrer na nascente ou no percurso entre esta e a fonte. As substâncias de origem agrícola (por exemplo, nitratos) presentes nos solos, os esgotos e os detritos em decomposição são algumas das causas mais comuns.
Será que são efectuadas as análises para verificar a qualidade da água das fontes?
Nas fontes, não existe nenhum aviso a este respeito, pelo que quem vai à fonte pensará que pode beber a água sem problemas.
Face á situação verificada, deve-se exigir que se tomem medidas urgentes, no sentido de resolver o problema: é indispensável garantir que a água das fontes, é de qualidade para toda a população.
Nos casos em que tal ainda não acontece, é imprescindível que a junta de freguesia e as outras entidades responsáveis, monitorizem e tratem a água das fontes.
Os resultados das análises deverão ser sempre afixados nas fontes e em tempo útil. Esse aviso deve indicar se a água é ou não vigiada e se pode ou não ser bebida.
- Pai, tenho sede…
Fonte do Moleiro em Avelãs de Cima
Passei hoje nessa fonte.
ResponderEliminarReparei que o problema está devidamente tratado.
Por isso, parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo blog.
JH